Qual ATPV devo usar?
ATPV (Arc Thermal Performance Value), ou cálculo de energia incidente, é um quesito de segurança muito utilizado em uniformes de eletricistas, mas você sabe o que é?
Esse número indica a quantidade em caloria por cm² que o tecido consegue bloquear, evitando a passagem para o corpo humano em caso de arco elétrico.
Basicamente, é ele que irá evitar que o eletricista sofra queimaduras graves em caso de acidente ou incidente.
Norma
A NR10 (MTE) estabelece no item 10.2.9.2 que os EPI (Equipamentos de Proteção Individual) devem contemplar a inflamabilidade ou seja, os EPI devem ter um mínimo de capacidade de diante da ocorrência de arcos elétricos e outras formas de calor. A essa capacidade, dá-se o nome de ATPV.
Somente quem pode determinar qual classe deve ser utilizada na empresa é o Engenheiro Eletricista responsável, através de cálculos ele pode determinar o nível de proteção necessário.
Outras Informações
Evidencia-se novamente que o EPI, no caso as vestimentas, não são salvo conduto para a exposição do trabalhador aos riscos originados do efeito térmico proveniente de um arco elétrico ou fogo repentino. Como já mencionado, todo e qualquer EPI não atua sobre o risco, mas age como uma das barreiras para reduzir ou eliminar a lesão ou agravo decorrente de um acidente ou exposição que pode sofrer o trabalhador em razão dos riscos presentes no ambiente laboral. Desta forma, deve-se buscar a excelência no gerenciamento desses riscos, adotando medidas administrativas e de engenharia nas fases de projeto, montagem, operação e manutenção das empresas e seus equipamentos prioritariamente, de forma a evitar que as barreiras sejam ultrapassadas e o acidente se consume.
Comentários