Manutenção Preventiva Industrial
Custo-benefício da manutenção elétrica industrial
De acordo com a Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos, Abraman, cerca de 5% do faturamento bruto da indústria é gasto com manutenção, especialmente de máquinas e equipamentos.
A boa notícia é que, em geral, indústrias que investem em estratégias de manutenções programadas reduzem custos. Desta forma podem elevar a qualidade de seus produtos e aumentar a produtividade.
Além disso, aumentam a vida útil dos equipamentos, reduzem acidentes de trabalho e conseguem atingir melhores índices de eficiência energética e proteção ambiental. Vejamos o impacto de uma boa estratégia de manutenção elétrica industrial…
Redução de custos com manutenções
Manutenções preventivas reduzem o número de intervenções de emergência para corrigir defeitos.
Com isso, a indústria diminui o estoque de peças de reposição e o custo geral com manutenções corretivas.
Como a manutenção elétrica programada evita falhas, suas intervenções costumam ser mais curtas e de menor impacto, o que também permite reduzir o custo total de manutenção elétrica industrial.
Aumento de eficiência energética e redução de custos com energia elétrica
A utilização de estratégias industriais mais focadas em manutenções preditivas e preventivas costuma reduzir o consumo de energia elétrica em 5% a 10%, aumentando a eficiência energética na indústria.
Os protocolos de manutenção podem ser combinados às melhores técnicas de eficiência energética utilizando produtos de reposição econômicos e eficientes, como as lâmpadas de LED, por exemplo.
→ Separamos sete grandes dicas em nosso guia de eficiência energética industrial, que você pode aplicar para reduzir o consumo de eletricidade em sua indústria!
A revisão periódica do sistema elétrico e dos equipamentos a eles ligados também costuma reduzir a poluição ambiental nas indústrias.
Redução de acidentes de trabalho
Esse é outro ganho das indústrias que apostam em manutenção elétrica programada. A conservação das instalações elétricas melhora, pontos de fuga de energia e sobreaquecimento são identificados e consertados. Além disso, a segurança da instalação elétrica aumenta, reduzindo ou zerando acidentes com energia elétrica.
Este tópico requer muita atenção, pois acidentes de trabalho podem ser evitados utilizando sinalização e bloqueio de energias perigosas. Cadeados, bloqueios, etiquetas e outros equipamentos ajudam e evitam que o risco de acidente aconteça.
Aumento do ciclo de vida dos equipamentos e do sistema elétrico
Como a manutenção elétrica industrial preventiva detecta falhas na instalação elétrica em fase inicial, isso permite o funcionamento correto de máquinas na maior parte do tempo. Consequentemente, a manutenção programada eleva consideravelmente a vida útil dos equipamentos da indústria.
Redução de paradas não planejadas
Quando paradas não programadas ocorrem por falta de manutenção elétrica, as indústrias perdem não apenas com os gastos dos reparos, mas também na produtividade.
Atrasos podem ocorrem nas entregas, clientes podem ficar insatisfeitos e ocorre uma natural perda de espaço no mercado.
Ganho de produtividade e eficiência
Além disso, quanto maiores forem os gastos com reparos e reposição de peças e máquinas estragadas por falhas de energia, maior será o custo final do produto, o que também se reverte em queda nas vendas e nos lucros.
Se sua empresa lucra pela qualidade e não pela quantidade de produtos vendidos, precisa ainda mais de um sistema elétrico de confiança, pois defeitos na qualidade de energia comprometem a eficácia de máquinas e motores industriais.
Durante 07 anos estamos no mercado atendendo a demanda para proteger o bem maior de sua empresa, vidas!
Solicite aos nossos vendedores, nosso catálogo de Bloqueios. Atendemos em todo Brasil!
(21) 3477-3114 | (21) 98647-2002
Kommentare